ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE CAMPINAS PROMOVE EVENTO DE VAREJO COM FOCO NA COPA DO MUNDO

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE CAMPINAS PROMOVE EVENTO DE VAREJO COM FOCO NA COPA DO MUNDO

Levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas) aponta que os preparativos para a Copa do Mundo no
Brasil já renderam R$ 281 milhões em negócios para micro e pequenas empresas.
Para alguns setores, o mundial, alavanca as vendas e gera oportunidades, como
no caso do comércio esportivo. Alguns empreendedores precisam lidar com
desafios, como a necessidade de contratação de mais funcionários, por conta do
aumento de público. Para estabelecimentos como bares, clubes, restaurantes e
outros negócios do ramo alimentício, os dias de jogos podem significar maior
movimentação, com reuniões de grupos de amigos para assistir às partidas. No
entanto, há normas específicas para transmissão de jogos em estabelecimentos
desse tipo.
O diretor do Departamento de Economia da Associação Comercial e
Industrial de Campinas (ACIC),  Laerte Martins, acredita que os setores de
serviço e comércio devem contratar no período, entre janeiro e julho, 16 mil
pessoas, o que representa um acréscimo de 5% sobre a mão de obra formal.
Atualmente os dois setores somam cerca de 290 mil trabalhadores formais. Por
outro lado, setores do comércio e serviços, devem registrar queda no movimento
dos consumidores, pois vão estar envolvidos em festas e comemorações.
Em outros casos, o desafio pode ser calcular bem o estoque. O excesso de
camisas da seleção brasileira, por exemplo, pode se transformar em prejuízo
caso o time vença a competição, pois nesse caso o interesse será pela camisa
nova com a sexta estrela.
O gerente de marketing da Miami Store de Campinas, Hugo Vega, diz que é
importante que o mercado visualize o evento como um momento propício para
vender mais. “O trabalho do empresário é acreditar no que antecede o evento,
pois o Brasil todo vai estar em festa, o consumidor estará mais apto a fazer a
compra”, defende. Vega espera um aumento de 20% nas vendas do setor esportivo
da loja. “Esperamos esse acréscimo no período entre março e maio,
principalmente do material promocional, como o boneco Fuleco, a camisa do
Brasil e a bola oficial da Copa”, explica Hugo.
Visando orientar os empreendedores no que se refere ao planejamento para
períodos de relevância como a Copa do Mundo, a ACIC promove o “Encontro de
Varejo – Prepare sua Empresa para a Copa” no dia 26 de fevereiro, das 18h30 às
21h, na sede da ACIC, que fica na Rua José Paulino, 1111, no centro de
Campinas.
A presidente da ACIC, Adriana Flosi, destaca que há muito para o que
atentar. Ela destaca, por exemplo, o design das lojas e defende a necessidade
de cuidadosa curadoria para escolher produtos diferenciados, oferecer
experiências para o consumidor dentro do estabelecimento que vão além da
relação de compra e venda e garantir um atendimento Premium baseado em
informação suficiente para auxiliar o consumidor. “Essas foram algumas
tendências com as quais a delegação da ACIC teve contato durante a Big Show
2014, realizada em Nova York pelo National Retail Federation, considerada a
maior feira de varejo do mundo. Ter na loja objetos, imagens, móveis que contenham
histórias é uma forma de garantir um ambiente diferenciado”, diz Adriana.
Ela acrescenta que possuir propostas claras da atividade, personalidade
e surpreender o cliente foram outros destaques apresentados como forma de
cativar o consumidor de maneira emotiva. São conceitos que podem ser aplicados
ao varejo local em relação à Copa do Mundo.

O evento é aberto a todas as empresas da cidade interessadas no tema e
contará com dois palestrantes. Eliana Souza, CEO da SPin Brazil Tours, agência
de turismo que oferece serviços personalizados de turismo de negócios e
cultural para visitantes internacionais. Eliana trabalhou na área operacional
da realização da Copa do Mundo 2006 na Alemanha, nas cidades de Berlim e
Munique, onde prestou assistência a convidados VIPs de patrocinadores do
evento. Também palestrante, Alexandra Caprioli é diretora do Departamento de
Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de
Turismo de Campinas. O terceiro será Francis Flosi, gestor educacional e
diretor presidente do grupo Qualittas.
Foto 1 – Presidente da ACIC, Adriana Flosi e o diretor do departamento de economia da ACIC Laerte Martins.
Foto 2 – Presidente da ACIC, Adriana Flosi.
Crédito: Divulgação

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