ESPECIALISTA EM GESTÃO DE OFICINAS DÁ DICAS PARA MECÂNICOS E CLIENTES SOBRE DEMANDAS DE FIM DE ANO

ESPECIALISTA EM GESTÃO DE OFICINAS DÁ DICAS PARA MECÂNICOS E CLIENTES SOBRE DEMANDAS DE FIM DE ANO

O fim do ano está chegando e com ele a tradicional corrida para colocar os carros em dia antes das viagens para as festas e as tão esperadas férias. Para os mecânicos, o período pode ser uma grande oportunidade de aumentar o faturamento, mas exige atenção à logística e organização para atender à alta demanda. A especialista em gestão de oficinas, Amanda Medeiros, explica como esses profissionais podem se preparar de forma eficiente, otimizando o fluxo de trabalho e evitando erros comuns que podem comprometer a produtividade. “O fim do ano é um período importante para as oficinas, é preciso estar preparado para atender à demanda e oferecer um serviço de qualidade aos clientes. Para isso é preciso um planejamento que deve começar desde outubro, com a organização do pátio, finanças, estoque e até a contratação de mão de obra, se for preciso”, alerta Amanda.

A especialista destacou algumas orientações para ajudar tanto mecânicos quanto clientes a se organizarem e evitarem estresse ao levar o carro para a oficina.

Antecipe a demanda

Amanda alerta que começar a se preparar com antecedência é essencial. Uma boa prática é prever o volume de trabalho com base nos anos anteriores e nas tendências de mercado, garantindo que a oficina esteja pronta para o aumento da demanda. Vale a pena analisar se é interessante fazer serviços mais complexos, visto que levará um tempo maior de execução. Comece a organizar a sua agenda de atendimento, quantos carros você vai conseguir atender por dia?

Organize o estoque

Cuidado para não fazer estoque e deixar o dinheiro parado! Analise as ordens de serviços dos últimos anos para ter como base o que realmente tem saída.

Gerencie a equipe

Planeje com antecedência o reforço da equipe. Se necessário, considere a contratação de funcionários temporários ou ofereça banco de horas. É importante iniciar esse processo ainda em outubro, já que em dezembro a busca por profissionais qualificados aumenta e as opções diminuem.

Divulgue seus serviços

Utilizar canais como redes sociais e e-mail marketing é uma maneira eficiente de manter os clientes informados sobre os serviços disponíveis e os horários especiais de fim de ano.

Ofereça serviços adicionais

Para aumentar o faturamento, além das revisões de rotina, é interessante oferecer serviços extras, como higienização do ar-condicionado e troca de óleo, elevando o ticket médio. Por conta da correria do dia a dia, o mecânico acaba deixando de ganhar dinheiro, o que vai trazer total diferença é ter um checklist de diagnóstico. Nesse checklist você vai anotar outros itens que precisa ser trocado e após a autorização do orçamento você oferece o  checklist de diagnóstico como algo complementar mesmo que o cliente não autorize este você tem essa informação que ajudará a entrar em contato no futuro.

Já para os clientes, Amanda Medeiros orienta que os serviços devem ser agendados com antecedência. “Para garantir que seu veículo esteja pronto para a viagem, é preciso se organizar e entender os prazos do mecânico”, diz. Ela aconselha também que o motorista acompanhe todo o processo de conserto estando sempre em contato com o reparador.

Deixou para a última hora e o seu mecânico não consegue lhe  atender? A especialista aconselha sempre buscar a reputação do reparador antes de deixar o veículo na oficina. “Pedir indicações de amigos e familiares, além de pesquisar o que as pessoas falam em sites de avaliações e redes sociais são opções para escolher um bom profissional”, finaliza.

Foto 1 – Especialista em gestão de oficinas, Amanda Medeiros.

Foto 2 – Checklist de diagnóstico.

Crédito: Divulgação.

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