COMÉRCIO DA REGIÃO DE CAMPINAS FECHOU 20 VAGAS POR DIA EM 2015

23 de fevereiro de 2016.
O comércio da região
de Campinas encerrou o ano de 2015 com saldo negativo de 7.431 postos de
trabalho (resultado das demissões menos admissões). O número representa, em
média, 20 vagas eliminadas por dia neste período. Em 2014, o ano foi encerrado
com saldo positivo: 377 vagas a mais. Os dados são da FecomercioSP e abrangem
30 cidades da região.
Quando são
considerados somente os dados do município de Campinas, os números também são
negativos. Durante o ano, 2.703 vagas de empregos foram eliminadas no varejo, o
que representa uma média de sete postos de trabalhos fechados por dia ao longo
de todo o ano.  A pesquisa tem como base
dados do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados
e Desempregados (Caged), e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido
de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de
Informações Sociais (Rais).
Das nove atividades
analisadas na região, oito apontaram retração no estoque de empregados em 2015,
das quais as mais expressivas foram vistas em concessionárias de veículos
(-8,1%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-9,1%). Por outro lado,
apenas o segmento de farmácias e perfumarias (1,5%) apresentou variação
positiva no período.
Para a presidente do
SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, os dados gerais do ano de 2015
confirmaram o desempenho do comércio observado ao longo dos meses. O fechamento
de postos de trabalho é um resultado da instabilidade da economia, aumento dos
preços, juros altos e falta de crédito oferecido aos consumidores. “Quando
vemos o desempenho de cada setor, observamos que os piores resultados estão
naqueles relacionados aos bens de consumo de valor alto, como concessionárias,
vestuário, autopeças”, disse.
Sanae afirma ainda
que a população está priorizando o consumo de itens essenciais, encontrados em
farmácias e supermercados. “Apesar do setor de supermercados apresentar saldo
negativo, ainda assim, o desempenho é melhor que os demais segmentos”, diz. O
bom resultado das farmácias pode ser explicado pelo fato dessas empresas
estarem cada vez mais dispostas a fornecerem produtos variados, incluindo
cosméticos, por exemplo, e também pelo aumento da expectativa de vida dos
brasileiros.
Foto 1 – Presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.
Foto 2 – Comércio de rua de Campinas.
Crédito: Divulgação.

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