ESPECIALISTA DÁ DICAS COM ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA PROFISSIONAIS DE MARKETING

Um estudo recente do Grupo Adecco, aponta que 70% das pessoas utilizam IA no trabalho, mas menos da metade recebe qualquer tipo de formação formal. Os números apresentados pela IBM mostram também que 41% dos profissionais de TI no país relatam que suas empresas estão “treinando e ‘retreinando’ os funcionários para trabalharem com novas ferramentas/softwares de automação e IA, com o estudo destacando também que 26% mencionam que seus os funcionários já estão economizando tempo ao implementar essas ações. Os publishers da Web e de aplicativos podem aproveitar os resultados da monetização quando alinhados com as novas tecnologias para garantir a eficácia do seu inventário. “Como os publishers estão utilizando plataformas e ferramentas de monetização, é obrigatório saber analisar e identificar se estão aproveitando todo o potencial de seu inventário web”, afirma Luiz Civille, gerente de desenvolvimento de negócios da Yandex Ads.

Recém-chegada ao Brasil, a Yandex Ads é a principal plataforma de publicidade do Leste Europeu e da CEI. Além de seu principal produto para comércio eletrônico, Yandex Ads Ecomm+, a empresa oferece uma plataforma de monetização para tráfego da web e de aplicativos e uma ferramenta de análise gratuita, Metrica, para ajudar os publishers a identificar e impulsionar o melhor conteúdo e estratégias de monetização de anúncios para seus sites.

A utilização de plataformas e ferramentas de monetização da Yandex Ads já apresenta resultados positivos. A Yandex Advertising Network, parte do ecossistema de serviços da empresa para sites e aplicativos, conseguiu ajudar o Grupo Abril a otimizar sua estratégia de monetização, aumentar a receita e ampliar o alcance do público, pois viu um aumento médio de 25% nos CPMs para Prebid no segundo semestre de 2023. Luiz Civille destaca algumas dicas para ajudar a empresa a aproveitar ao máximo o desempenho de seus anúncios.

É importante usar as recentes ferramentas de análise de dados para tomar as decisões certas ao identificar tendências em conteúdo e monetização. “Existem tantas ferramentas de análise fantásticas por aí que podem ajudá-lo a obter insights instantâneos sobre o comportamento do público, o desempenho e a eficácia do seu anúncio e quais estratégias de monetização estão funcionando melhor”, diz.

Luiz Civille cita a ferramenta Metrica, gratuita da própria Yandex. A Yandex Metrica é uma plataforma líder de análise da web  com 1,6 milhão de eventos processados por segundo e o terceiro serviço de análise mais popular do mundo, de acordo com a W3techs. “Ao analisar regularmente os dados que estão à sua frente, você pode não apenas avaliar e ajustar seu próprio desempenho, mas também identificar tendências emergentes e antecipar a demanda do mercado”, aponta. Ele sugere o uso de ferramentas de análise de dados para ajudar a otimizar posicionamentos, formatos e estratégias de segmentação de anúncios para maximizar ainda mais o investimento e a receita.

Incentive a competição dentro do leilão ao vivo. “Ao ter mais concorrência no leilão ao vivo, você aumentará instantaneamente os CPMs e as receitas, com mais licitantes e significando mais dinheiro”, diz.

Os anfitriões de publicidade devem compreender a dinâmica dos leilões e como integrar múltiplas fontes de procura – tais como compradores diretos, redes de anúncios e bolsas – para aumentar a concorrência. “Tente garantir transparência em seu processo de leilão para construir a confiança dos licitantes, incentivando-os a participar de forma mais ativa”, acrescenta. “Mas também certifique-se de revisar e ajustar regularmente seus preços mínimos e regras de leilão para maximizar a receita, sem comprometer as taxas de preenchimento”, reforça.

Tente escolher a demanda direta e exclusiva em vez da demanda de terceiros. “Se você puder estabelecer relações diretas com os anunciantes para garantir acordos exclusivos, eles geralmente terão CPMs mais altos em comparação com as redes de terceiros”, comenta Luiz. “Para fazer isso, você deve posicionar seu inventário como premium para atrair a demanda direta. Isso pode ser alcançado por meio de conteúdo de qualidade, engajamento do público e medidas de segurança da marca.” A construção de relacionamentos de longo prazo com os anunciantes pode levar a uma demanda consistente e a fluxos de receita estáveis, enquanto a oferta de posicionamentos exclusivos de anúncios ou oportunidades de patrocínio pode impulsionar significativamente seus esforços de monetização.

Esteja aberto a testar novos parceiros. “Qualquer pessoa que queira ganhar dinheiro ou aumentar o dinheiro que ganha com a hospedagem de anúncios em seu site deve estar aberta a testar novos parceiros”, comenta Luiz. “Ao colocar a qualidade do seu inventário à prova, permitindo que um novo parceiro faça sua própria avaliação, você não só obterá novos insights sobre a qualidade e o desempenho de seus próprios anúncios, como também poderá descobrir que, ao diversificar suas parcerias, você descobrirá novos mercados e públicos inexplorados”, reforça.

Mantenha-se atualizado e use a versão mais recente do Prebid. “Todos sabem que o Prebid é uma das ferramentas mais poderosas para os editores que buscam otimizar suas estratégias de publicidade programática, mas o que também é importante reiterar é que cada nova atualização inclui aprimoramentos de desempenho, correções de bugs e novos recursos que podem otimizar ainda mais a entrega de anúncios e a receita”, explica Luiz. “Garantir a compatibilidade com os mais recentes padrões e parceiros de tecnologia de anúncios é crucial para operações tranquilas. Além disso, as atualizações regulares ajudam a proteger sua plataforma contra vulnerabilidades, garantindo um ambiente seguro para seus anunciantes e aumentando sua reputação no processo”, completa.

 

Foto: Luiz Civille, gerente de desenvolvimento de negócios da Yandex Ads.

Crédito: Divulgação.

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