FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN ADERE AO PACTO NACIONAL PELA INCLUSÃO PRODUTIVA DAS JUVENTUDES

A Fundação Grupo Volkswagen anuncia sua adesão ao Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, reforçando seu compromisso com a inclusão produtiva no Brasil e sua luta contra a desigualdade no país. Esta decisão alinha-se ao novo propósito da Fundação, “Juntos pela Mobilidade Social”, que concentra a atuação em ações destinadas, especialmente, para mulheres de todas as idades e jovens negros entre 15 e 29 anos.

O Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes foi criado em 2023 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o objetivo de impulsionar a empregabilidade e formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade no país até 2030. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que busca enfrentar os desafios relacionados ao desemprego juvenil por meio de uma abordagem colaborativa entre empresas, governos e organizações da sociedade civil.

A Fundação Grupo Volkswagen, em conformidade com essa abordagem, atuará em diversas frentes para apoiar a capacitação, treinamento e inserção dos jovens no mercado de trabalho. Entre os compromissos assumidos estão o apoio a ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais dos jovens atendidos no âmbito do Pacto, além de sua preparação para atuação profissional e a criação de oportunidades de emprego.

O Diretor-Geral da Fundação Grupo Volkswagen, Vitor Hugo Neia, destaca que a adesão ao Pacto é uma extensão natural da estratégia de inclusão produtiva da instituição. “Estamos comprometidos em assistir todas as etapas deste processo, desde a qualificação técnica até a conexão com oportunidades de inserção no mundo do trabalho. O compromisso fortalece nosso papel na mobilidade social e amplia nossa capacidade de impactar positivamente a vida dos jovens brasileiros&quot”, explicou.

A Fundação Grupo Volkswagen pretende integrar os princípios do Pacto em seus programas e projetos, assegurando que todas as iniciativas estejam alinhadas com o objetivo de fortalecer a rede de apoio voltada à iniciativa. A parceria com outras empresas e organizações permitirá uma colaboração mais efetiva e a maximização do impacto das iniciativas voltadas para os jovens. Com o estabelecimento desse compromisso, a Fundação não apenas reforça sua estratégia, como também promove um ecossistema de mobilidade social mais robusto, contribuindo para políticas públicas e práticas de inclusão produtiva em todo o país. “Estamos entusiasmados com as oportunidades de aprendizado e sinergia que surgirão desta colaboração e comprometidos em contribuir com nossa experiência e recursos para o sucesso desta importante iniciativa”, disse o diretor.

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos.

A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais e assistência social.

 

Foto: FGVW – Pacto Empregabilidade das Juventudes.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

PARA QUEM FUNCIONA O UGC: A COCRIAÇÃO ENTRE MARCA E CONSUMIDOR

ARTIGO DE LÍVIA GAMMARDELLA As marcas estão dando aos consumidores controle criativo sobre seus produtos.…

2 semanas ago

GREENJOY E NUDE FIRMAM PARCERIA

A Greenjoy, rede de restaurantes fast casual especializada em alimentação saudável, firmou uma parceria com…

2 semanas ago

FUNDO HAJA ENTREGA PRIMEIRA MORADIA SOCIAL EM CAMPINAS

Com a contribuição de arquitetos e engenheiros voluntários, o Fundo Haja, associação que atua na…

2 semanas ago