Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que Campinas é hoje um dos mercados mais
Marcio Oliveira ressalta que, para o empreendedor, a franquia oferece a vantagem de poder iniciar um negócio a partir de um modelo já testado, validado, estressado em seus possíveis riscos e vulnerabilidades, e finalmente consolidado. “Isso traz mais segurança e credibilidade, mas para garantir uma boa implementação, é preciso fazer um estudo de mercado, considerando que cada região tem suas particularidades e perfil de consumidor para cada tipo de produto ou serviço. É nessa hora que podemos validar a aderência à marca escolhida e verificar, por exemplo, nosso nível de concorrência, além de fatores como boa localização da loja e tráfego do público-alvo”, afirma.
O professor do UniMetrocamp Wyden acrescenta que algumas marcas oferecem a opção do licenciamento. “É uma subdivisão da franquia, onde o empreendedor adquire a licença de uso daquela marca, mas sem as exigências integrais de uma franquia, com a possibilidade de implementação modular, mais flexível e com investimentos iniciais um pouco mais baixos. Costuma estar disponível em redes menores e pode ser algo a considerar”,diz.
Em qualquer caso, Marcio Oliveira reforça que para que qualquer negócio tenha boas chances de se manter a longo prazo e com êxito, ele precisa ser um ganha-ganha, ou seja, trazer benefícios a todos: empreendedor, público consumidor, sociedade em geral e comunidade no entorno. “O empreendedor precisa ter empatia e saber ouvir o cliente, entender suas demandas e expectativas e construir sua franquia a várias mãos. Quando o consumidor se sente incluído e é parte do processo de escolha dos serviços e produtos, o sucesso é líquido e certo”, conclui.
Foto: Marcio Oliveira, professor da área de Negócios do curso de Gestão do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden.
crédito: Divulgação.
ARTIGO DE MAGNO ALVES Desde a implementação do eSocial em 2018, as empresas brasileiras passaram…
O mercado de apostas vem se destacando cada vez mais, tanto pelo seu potencial de…
O futuro das empresas familiares, desafios da governança, compliance e riscos serão debatidos na palestra…
Pesquisa de Sondagem Industrial referente ao mês de junho do Centro das Indústrias do Estado…
As garrafinhas de água se tornaram um item indispensável no dia a dia de muitas…
O Relatório Global de Tendências de Fraude Digital Omnichannel 2024, lançado pela TransUnion (NYSE: TRU),…