O FUTURO DO RH DO SÉCULO 21 PASSA POR NOVAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS VOLTADAS AOS PROFISSIONAIS DO SETOR

ARTIGO DE ALEXANDRE ESPINOSA

As estratégias adotadas pelo RH refletem diretamente no sucesso de uma empresa. Quando você tem uma gestão focada no negócio o resultado é significativamente melhor, pois as demandas operacionais e os processos de gestão de pessoas, administradas de forma convencional, passam a contar com tecnologias que aumentam a eficiência do RH num piscar de olhos. E para o CEO e CFO contar com o RH Digital significa mudar definitivamente de patamar onde, as novas competências digitais, vão organizar, acelerar e analisar os processos na gestão do RH como um todo.

A UNESCO, em seu Guia Metodológico sobre Competências Digitais*,definiu o tema da seguinte forma: uma estrutura de habilidades digitais identifica as competências digitais associadas a diferentes ocupações e níveis de educação para que um país e seus cidadãos possam se beneficiar, participar e contribuir para o digital – onde demonstra sua importância em toda a sociedade.

Mas afinal, quais são essas competências?

As competências digitais vão além do domínio e utilização de softwares, aplicativos e dispositivos eletrônicos. Envolvem a capacidade de entender, processar e tomar decisões baseadas em dados e análises.No caso do RH, essas soft e hard skills são direcionadas para a gestão baseada no desenvolvimento de pessoas.

Assim, um profissional de RH com competências digitais aprimoradas, pode analisar tendências e oportunidades baseadas na jornada do colaborador. Isso só é possível, quando tarefas e processos repetitivos são automatizados e geram informações precisas, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica, refletindo no desenvolvimento sustentável da empresa.

A tecnologia não só facilita processos, mas também oferece novas formas de interação e gestão de pessoas. Como esse é um caminho sem volta, os profissionais de RH precisam estar constantemente atualizados para se manterem relevantes e eficientes. Esse panorama exige, portanto, o desenvolvimento contínuo das competências digitais para profissionais de RH.

Alfabetização digital

É fundamental que o profissional compreenda os conceitos básicos de tecnologia e se familiarize com as principais ferramentas e aplicativos utilizados em RH, principalmente com a Inteligência Artificial – IA.

Análise de dados

O profissional deve aprender a coletar, organizar e interpretar os dados mais relevantes, que gerarão insights importantes e embasarão a tomada de decisões, abandonando a intuição ou performance passada.

Automação de processos

A digitalização do RH permite identificar oportunidades de automatizar tarefas repetitivas e implementar soluções tecnológicas para aumentar a eficiência.

Design thinking

Uma abordagem centrada no usuário possibilita criar soluções inovadoras e melhorar a experiência dos colaboradores.

Aprendizado contínuo

Manter-se atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias em RH, adaptando-se rapidamente às mudanças.

Colaboração e comunicação digital

As ferramentas colaborativas de comunicação e desenvolvimento ajudam a manter equipes conectadas e alinhadas, mesmo em ambientes remotos ou híbridos. A era dos memorandos deu lugar à comunicação digital, baseado em redes e plataformas de comunicação como Slack e Microsoft Teams, que facilitam interações em tempo real.

Segurança e privacidade de dados

A digitalização exige a proteção de dados. Os profissionais de RH precisam entender os princípios básicos de cibersegurança para garantir que as informações dos colaboradores protegidos sejam contra vazamentos e ataques cibernéticos. Isso inclui a familiaridade com normas e regulamentos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

O futuro do RH é digital e baseado em dados, além de estar intrinsicamente ligado à habilidade de empregar as novas tecnologiaspara criar ambientes de trabalho mais dinâmicos, eficientes e inovadores, impulsionando a transformação digital das organizações e a inclusão digital de seus colaboradores.

 

Alexandre Espinosa é CEO e Cofundador da 3ClicksRH, uma nova HUB com mais de 15 HRTechs focadas na implantação de uma jornada digital fluída. É graduado em ciências econômicas pela FAAP, tem pós em economia de mercado (Portugal), MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Com mais de 25 anos de experiência em RH, leciona na Fundação Dom Cabral.

 

 

 

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