PESQUISA IPC MAPS APONTA ALTA NO CONSUMO DAS FAMÍLIAS DA RMC COM ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

PESQUISA IPC MAPS APONTA ALTA NO CONSUMO DAS FAMÍLIAS DA RMC COM ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

O aumento do número de pessoas ocupadas e a leve recuperação do poder de compra devem impactar de forma positiva os bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) neste ano. É o que aponta nova Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros. As despesas das famílias da região com alimentação fora do lar e bebidas deve chegar a R$ 7,8 bilhões em 2024, volume superior à projeção de julho, que era de R$ 6,3 bilhões.

Segundo o levantamento, o setor de alimentação fora de domicílio deverá receber R$ 5.8 bilhões com gastos das famílias neste ano, uma alta de 10,3% sobre o ano passado. Já o gasto no segmento de bebidas é de R$ 1.4 bilhão, crescimento de 9,7% em relação a 2023. Nos cálculos do IPC Maps são levadas em conta despesa com refeições, lanches, cafés da manhã, refrigerantes, cafezinhos, caldos, cervejas, chopes e outras bebidas alcoólicas.

Além de medir os gastos com o consumo, o novo levantamento também aponta crescimento na quantidade de estabelecimentos nos setores de alimentação fora do lar e de bebidas na RMC. O número de comércios nestes dois setores neste ano soma 32.577, contra 30.799 do ano passado, o que representa a abertura de 1.778 estabelecimentos na região, alta de 5,8%.

Sobre a estimava dos gastos dos moradores da RMC com alimentação fora do lar, André Mandetta, presidente da Abrasel Campinas, diz que o setor vem se beneficiando com o aumento do poder aquisitivo das pessoas e com o crescimento da população ocupada. “O aumento no movimento tem contribuído para a redução de empresas que trabalham com prejuízo”, diz. “O aumento do consumo na região é importante para trazer esperança para o empresário equilibrar o caixa, além do alto nível de endividamento que o setor carrega ainda da pandemia”, lembra.

Mandetta reforça, ainda, que o aumento dos gastos no setor tem impacto direto na geração de empregos. “Em oito meses, o setor já gerou 739 novos postos de trabalho com carteira assinada, reflexo da abertura de novos estabelecimentos e do leve aumento no movimento”, acrescenta.

O empresário Dino Ramos,  sócio do Dom Brejas, diz que o aumento no consumo na RMC é um fator real, tanto que a casa foi considerada a maior vendedora de chopp da Amstel e uma TOP 10 da Heineken neste ano. “O mercado da RMC é pulsante e o crescimento do consumo nos bares e restaurantes se reflete em toda a cadeia envolvida no setor, desde os empresários que se sentem mais à vontade para investir, fornecedores e a população, com expectativa de geração de mais empregos”, afirma.

André Biazzo, do Banana Café Campinas, avalia que a expansão do setor não apenas fomenta a economia local, mas também cria mais empregos e fortalece a cadeia produtiva como um todo. “A perspectiva para 2024 é positiva, e o setor de food service tem tudo para se destacar como um dos grandes motores do desenvolvimento econômico da região”, aponta. Ele acrescenta que para atender a essa demanda crescente “estamos focados em diversificar nossos negócios e inovar no atendimento para capturar essa nova onda de consumo

Roger Antonio Domingues, diretor comercial e fundador da rede Lanchão Brasil, diz que a expectativa é bastante positiva, com a economia dando traços de crescimento dentro da expectativa que se tinha no início do ano, impactando o crescimento de vendas e faturamento. “Um dado importante é o que estamos vendo nas unidades de shoppings, com um movimento muito alto nos últimos dois meses”, diz Domingues. “As unidades de rua já vinham em uma crescente muito boa”, acrescenta.

Foto 1 – Presidente da Abrasel Campinas, André Mandetta.

Foto 2 – Empresário Dino Ramos,  sócio do Dom Brejas.

Foto 3 – Roger Antonio Domingues, diretor comercial e fundador da rede Lanchão Brasil.

Crédito: Divulgação.

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